O controle de acesso na
portaria virtual

O controle de acesso na portaria virtual é considerado um dos sistemas mais importantes para o funcionamento do serviço de portaria remota. É o controle de acesso que possibilita a passagem de moradores de forma segura e dá liberdade à central remota de realizar o acionamento de portas e portões quando necessário.

Nosso conteúdo “O controle de acesso na portaria virtual” será organizada da seguinte forma:
– O que é o controle de acesso?
– Equipamentos utilizados
– Procedimentos para moradores e visitantes
– Integração com aplicativo
– Vantagens

O que é o controle de acesso?

O controle de acesso serve para aumentar a segurança do condomínio, de maneira que todos os acessos realizados por pedestres e veículos sejam registrados. Assim, sempre que necessário, é possível consultar de forma rápida quem entrou ou saiu do condomínio em determinada semana, dia e horário.

Equipamentos Utilizados:

Para os portões de pedestres, são instaladas leitoras e controladoras.

Leitoras são equipamentos visíveis e acessíveis, onde os moradores aproximam suas TAGs de acesso. Esse equipamento tem como função identificar o código da TAG que está sendo aproximada.

As controladoras são equipamentos posicionados em locais discretos. Após a leitora identificar o código da TAG, a controladora processa as informações armazenadas no sistema referente a TAG aproximada. Se no sistema constar que é uma pessoa autorizada, a controladora encaminha um sinal para acionamento do portão.
Todo esse processo leva em torno de 1 segundo.

No caso dos portões de veículos, são instalados receptores. Os receptores servem para identificar o código do controle que está acionando o portão e enviar um sinal de acionamento para o motor do portão. Esse processo armazena o registro dos veículos que entraram no condomínio.

Procedimento para moradores e visitantes

Os moradores realizam o acesso de forma simples como foi explicado na seção dos equipamentos: aproximando a TAG.
Os visitantes para acessar o condomínio precisam interfonar para a portaria, realizar a identificação, solicitar para a central a autorização de algum morador é caso o morador autorize, o operador da central realiza remotamente o destravamento dos portões de pedestres. Dessa forma, o visitante entra no condomínio.

Integração com aplicativo

Uma das funcionalidades do aplicativo disponibilizado aos moradores para o serviço de portaria virtual é a chave digital. Através de um simples clique no aplicativo de smartphone, o morador pode realizar o acionamento de portas e portões. O sistema registra todos os acessos no condomínio, inclusive os acionamentos através da chave digital.

Vantagens

Como mencionado anteriormente, a principal vantagem é o aumento de segurança devido ao sistema impossibilitar que qualquer pessoa acesse o condomínio, o que poderia ser uma ameaça à segurança dos moradores.


A acessibilidade e facilidade para os acessos dos moradores é melhorada. Isso deve-se a chave digital e aos diversos tipos de TAGs que a empresa possui como, por exemplo, TAG adesiva para celular, pulseira, chaveiro e cartão.


O sistema possibilita os moradores acionaram o botão de pânico através do aplicativo, aproximando a TAG por mais tempo que o normal e pressionando o botão do controle remoto do portão de veículos.

Gostou do nosso conteúdo “o controle de acesso na portaria virtual”? Está interessado em adquirir o serviço em seu condomínio? Peça seu orçamento!