Como Funciona a Portaria Virtual?

A portaria virtual ou remota tem crescido exponencialmente pelos condomínios em todas as regiões do Brasil. Isso deve-se ao serviço ser considerado, na sua grande maioria, com valor bastante abaixo que a portaria presencial e mantendo a mesma qualidade. Assim, sendo uma boa solução para condomínios que buscam reduzir seus custos com despesas fixas e que buscam a automação do serviço.

Como o próprio nome dá a entender, a portaria virtual é um serviço prestado por empresas especializadas. O porteiro físico é substituído por uma central na empresa prestadora do serviço, ou seja, uma central remota.

Esse sistema possibilita que um operador da central controle todas as atividades do condomínio como a visualização das imagens das câmeras de segurança, comunicação com os moradores, entregadores e visitantes através de um sistema de interfones e controle dos pontos de acesso do condomínio, tanto as entradas de pedestres quanto as entradas de veículos. 

Demostração da Portaria Virtual:

Esquema de funcionamento da portaria virtual ou remota

O funcionamento da portaria virtual é devido a um software que interliga 3 grandes sistemas independentes: controle de acesso, câmeras IP e Interfonia VoIP

Controle de Acesso

Quanto ao acesso das portas para pedestre é feito através de equipamentos de acionamento e travamento instalados nas portas das entradas e saídas do condomínio, os quais estão conectados por um módulo de acesso no condomínio que envia e recebe comandos e informações entre o condomínio e a central. Os moradores podem liberar as portas pelo equipamento instalado através de digitação de uma senha, aproximação de TAGs, biometria ou até mesmo por QR Code em dispositivos móveis. Todas as opções são uma escolha dos condôminos.

Quando alguma pessoa sem autorização prévia de um morador tenta acessar o condomínio, ela precisa interfonar para a central, a qual fará a comunicação com o morador referente e caso o morador libere a passagem, a central remotamente libere o aceso pelo portão solicitado.

Sistema de Câmeras IP

Para a central visualizar tudo o que está acontecendo em um condomínio é necessário um sistema de câmeras IP distribuídas pelos principais pontos do condomínio. Câmeras IP (Internet Protocol) são câmeras que possibilitam acessá-las e controla-las através de qualquer rede IP, como a LAN, Intranet ou Internet. O acesso é feito remotamente pelo servidor da central, também é possível disponibilizar as imagens das câmeras em tempo real para os moradores.

Se o seu condomínio já possui um sistema de câmeras analógicas com bom resolução e qualidade, pode-se apenas fazer a adição de equipamentos que transformem o sistema analógico em IP, assim evitando o gasto desnecessário com toda a compra e troca de câmeras.

Interfonia VoIP

Em relação a comunicação de voz entre a central, condôminos e visitantes é feita através da rede de comunicação VoIP (Voice Over Internet Protocol), também conhecida como telefonia por internet. De forma simples, o sistema de interfones já instalado no seu condomínio é adaptado para a comunicação por internet. Desse modo, os interfones conseguem fazer a comunicação com a central, formando a comunicação entre moradores-central, visitantes-central e moradores-visitantes.

Como faço para ter portaria virtual no meu condomínio?

Bom, agora que você entendeu bem como funciona a portaria virtual e seus principais pontos, vamos falar de como implementar a portaria virtual em seu condomínio. É claro que cada caso é um caso diferente, não existe um modelo pronto para aplicar em todos os condomínios. São diversas variáveis que precisam ser analisadas como: o número de apartamentos do seu condomínio, número de moradores, quantidade de acessos para pedestres e para veículos existentes, se o condomínio já possui câmeras de boa qualidade instaladas nos entradas e saídas…

Como dito anteriormente: cada caso é um caso que precisa ser analisado individualmente. O ideal é a realização de uma visita técnica para a elaboração de um orçamento consistente.

Entre em contato conosco e peça o orçamento para seu condomínio sem custo algum.

Orçamento