Portaria virtual vale a pena?
Depende. Alguns fatores devem ser analisados para responder precisamente se a portaria virtual vale a pena ou não.
Embora a maioria dos orçamentos de portaria virtual que chegam na Beltrão Segurança aumentam a segurança e reduzam as despesas dos condomínios, há casos que ocorre o contrário. Casos que não são viáveis nem para o condomínio, nem para a empresa de portaria virtual.
Abaixo você descobrirá se seu condomínio está dentro do recomendado para implementar a portaria virtual. Caso você não esteja acostumado com o termo portaria virtual, recomendamos a leitura do nosso post que explica o funcionamento da portaria virtual.
Para chegar a uma resposta, essa publicação será dividida em tópicos da seguinte forma:
– Breve explicação do serviço de portaria virtual
– Fator 1: Tamanho do seu condomínio
– Fator 2: Custo da portaria virtual
– Fator 3: Segurança do condomínio
Breve explicação da portaria virtual
Como dito anteriormente, publicamos um post detalhado do funcionamento da portaria virtual mais recomendado.
A portaria virtual consiste-se na substituição da portaria presencial por uma central remota que realiza as mesmas atividades um porteiro físico. Esse serviço se fundamenta através de três principais sistemas: comunicação, acesso de imagens e controle de acessos.
A comunicação é feita pela adaptação do sistema de interfones instalado no condomínio. Assim, permitindo a comunicação imediata via internet entre os moradores, a central e visitantes.
O acesso de imagens é realizado através das imagens em tempo real das câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos. O que possibilita a central monitorar 24 horas por dia o tráfego de pedestres e veículos nas dependências do condomínio. Também permite a identificação de pessoas na portaria e o acompanhamento dos visitantes em seus trajetos.
Através de equipamentos instalados em todas as portas e portões de acesso, a central realiza remotamente o destravamento e fechamento de portas e portões.
Os três sistemas listados dependem do fornecimento de internet e energia elétrica.
Tamanho do seu condomínio
O principal ponto que define se seu condomínio é apto ou não para a portaria virtual é a dimensão ou porte do seu condomínio.
O recomendado é que o número de apartamentos esteja entre 10 e 80 moradores.
Mais de 80 moradores, a portaria virtual tende a não ser o ideal. Tal circunstância deve-se pelo valor ficar cada vez mais caro e por exigir maior atenção da central remota. Com o valor ficando mais caro, a portaria virtual perde sua maior vantagem: o custo. Assim, tornando a portaria presencial mais vantajosa.
Custo da portaria Virtual
O investimento para seu condomínio adquirir a portaria virtual varia por dois motivos: número de apartamentos e equipamentos a serem instalados.
Quanto mais apartamentos tiver o condomínio e quanto menos infraestrutura tiver no condomínio, mais cara se torna a portaria virtual. E vice-versa.
Para condomínios entre 10 e 80 apartamentos e infraestrutura básica ou completa, o valor da mensalidade da portaria virtual fica entre R$ 3.800,00 e R$ 10.000,00.
Geralmente todos os equipamentos instalados para o funcionamento da portaria virtual estão em regime de comodato, ou seja, a empresa empresta os equipamentos enquanto estiver prestando o serviço.
Segurança do condomínio
Talvez o ponto mais definitivo para analisar se a portaria virtual vale a pena. Além da redução de custos. A portaria virtual tende a aumentar o controle dos acessos de quem entra e quem sai e aumenta o monitoramento das dependências do condomínio. Por ser uma central 24 horas que realiza as atividades e não um porteiro físico, o condomínio fica livre de erros humanos ou da boa vontade de porteiros.
Bom, se seu condomínio possui entre 10 e 80 apartamentos, busca reduzir as despesas para os condôminos e quer aumentar a segurança dos moradores, a portaria virtual vale a pena com toda a certeza.
Está interessado em adquirir o serviço em seu condomínio? Peça seu orçamento!